Segundo a Polícia Federal, empresas não possuíam autorização e alguns vigilantes estavam com o curso de formação vencido.
Por g1 Sul do Rio e Costa Verde
04/02/2024 13h01 Atualizado há 8 meses
A Polícia Federal divulgou no sábado (3) que fechou duas empresas de segurança que atuavam de forma irregular em eventos de grande porte em Angra dos Reis (RJ). A decisão foi tomada a partir do resultado de uma operação deflagrada na noite de sexta-feira (2).
Durante a ação de fiscalização foi constatado que as duas empresas não possuíam autorização da Polícia Federal. Além disso, alguns vigilantes estavam com o curso de formação vencido e outros estavam sem o curso de extensão para grandes eventos, indispensáveis para festas desse porte.
Fiscalização da PF em empresas de segurança privada em Angra dos Reis
Foto: Divulgação/Polícia Federal
Diante das irregularidades, foram lavrados dois autos de encerramento de atividades de segurança privada não autorizada. Os responsáveis e contratantes foram notificados. Em caso de descumprimento, eles podem ser responsabilizados criminalmente.
Segundo a PF, a atividade de segurança privada deve estar previamente autorizada pela Polícia Federal, não só em casos de prestação de serviço de vigilância armada, mas também para quem trabalha sem armas. Assim como todos os vigilantes também precisam estar capacitados, com curso de formação específico e com reciclagens a cada dois anos.
Denúncias sobre irregularidade ou clandestinidade nas atividades de segurança privada podem ser feitas à Polícia Federal pelo telefone (21) 2203-4880 ou pelos e-mails: delesp.drex.srrj@pf.gov.br / ucv.ars@pf.gov.br.